18/09/2017

Questões frequentes

 “O substrato não cai?”
O substrato inclui fixadores, fibras de madeira e fibras sintéticas que criam micro-reforços internos (armadura tridimensional). Estas particularidades, em conjunto com o uso da geogrelha, que funciona como sistema de confinamento alveolar, permitem que substrato fique estável.

 

 “4cm de espessura de substrato são suficientes para o desenvolvimento das plantas?”
Embora o sistema permita aumentar a espessura de substrato (através sobreposição de camadas de geogrelhas), como se trata de um sistema vertical contínuo, as plantas poderão ter vários metros de substrato por onde desenvolver raízes (dependendo da altura do jardim vertical).

 

 “Como é aplicado o substrato?”
O substrato pode ser aplicado de 3 formas: hidrossemeador de projeção hidraúlica, máquina de projeção de reboco ou manualmente (com recurso a uma pá de pedreiro, se necessário).

 

 “Quando estiver a chover posso desligar a rega?”
Um jardim disposto na vertical não absorve o mesmo teor de água que uma superfície que se encontre na horizontal.As águas das chuvas, especialmente quando há vento, possuem um padrão de distribuição demasiado aleatório. A água dificilmente penetra no meio de crescimento as partes aéreas das plantas “bloqueiam”essa

 

 “E se ao invés de instalar o sistema de rega, molhasse toda a área com uma mangueira?”
A rega não é homogénea quando realizada de forma manual. O consumo (com muito desperdício) de água será substancialmente superior.

 

 “Quais são os consumos de água?”
Os consumos de água dependem de vários fatores como: Área/dimensão do jardim vertical; Quantidade de linhas de rega; Número de ciclos e respetiva duração; Natureza do coberto vegetal(espécies e desenvolvimento das mesmas); Exposição do jardim (orientação evento); Entre outros. 

 

 “Qual a quantidade de plantas que devo aplicar?
Se optar por plantas que pequeno porte a densidade nunca deverá ser inferior a 70P/m²; Utilizando o ARCOPROTECT ROOTS™ a densidade pode ser menor, uma vez que são utilizadas pl
antas de maior porte.

 

 “Como substituir as plantas que morrem?
As plantas que, por motivos vários, não apresentam o desenvolvimento desejado podem ser substituídas manualmente por outras.

 

 

 “A água não cai para o chão?”
Em contexto exterior, quando o pavimento abaixo do jardim é um relvado, pavimento permeável ou pavimento impermeável mas com sistema escoamento, não é necessário a colocação de um reservatório. Pode, no entanto, ser instalado um reservatório para recolha e reaproveitamento de água. Em contexto interior todas as soluções são projetadas com um reservatório para recolha e aproveitamento de água.

 

Para informações pormenorizadas contacte o dept. técnico:
E. cbo2.pt@atlanlusi.com | TLM. (+351) 938 728 011