28/03/2025

Geossintéticos

Geossintéticos são materiais poliméricos desenvolvidos para interagir com o solo, rochas ou outros materiais geotécnicos, desempenhando funções como reforço, separação, drenagem, filtração, contenção e impermeabilização. Eles são amplamente utilizados em obras de engenharia civil, geotecnia e meio ambiente, contribuindo para a estabilidade estrutural, o controlo da erosão e a eficiência de sistemas construtivos. Os principais tipos incluem geotêxteis, geogrelhas, geomembranas, geodrenos e geocélulas, cada um projetado para atender as necessidades específicas de desempenho e durabilidade.

Geocompostos drenantes especiais campos desportivos-Constituídos pela marca "Enkaflex®", uma linha de geocompostos para amortecimento de impacto, drenagem e filtração.

Geotêxteis- Material têxtil plano, permeável, polimérico (sintético ou natural) que poderá ser não tecido, tricotado ou tecido, utilizado em contacto com o solo e/ou outros materiais em aplicações de engenharia civil e geotécnica. 

Geogrelhas bidimensionais- Geogrelhas feitas a partir de vários polímeros. Possuem elevada resistência à tração e a maioria é desenhada para reforço de solo e estradas.

Geomantas- Materiais têxteis usados para controle de erosão do solo. São colocadas sobre taludes, encostas ou áreas com solo exposto para proteção contra chuvas, vento e corrimento de águas, permitindo que a vegetação cresça e se estabeleça.

Geocompostos drenantes- Constituídos pela marca "Enkadrain®", uma linha de geocompostos para drenagem horizontal e vertical, com geocompostos de várias espessuras (núcleo) e capacidades de escoamento.

Geocélulas- Sistemas de confinamento celular tridimensional, fabricado a partir de tiras de polietileno de alta densidade (PEAD), soldadas entre si por ultra-sons, de modo a obter uma estrutura em forma de favo de mel .